Marcelo Pimenta – Assessoria e Cerimonial, é sim fundamental!

Bom Dia!!

Olá, Noivinhas!

Muitos casais me questionam porquê contratar um cerimonial para o casamento ou em que momento fazê-lo. São muitos detalhes que envolvem os preparos de um casamento e para dar conta de todos eles, um casal não pode e nem deve tentar organizar sem a ajuda de um bom profissional. Para tentar sanar as dúvidas de vocês, ou ao menos diminuí-las, tive um bate papo super legal com o TOP cerimonialista Marcelo Pimenta. Hoje, na coluna “Contando Tudo”, ele fala sobre como começou nessa linda profissão e da dicas primorosas dos caminhos a serem seguidos nessa trajetória que é planejar um casamento.

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Marcelo começou na profissão em 1991, após organizar o casamento de uma amiga para mais de 700 pessoas. Após tanta dedicação e amor direcionados à festa, acabou descobrindo o que queria fazer para a vida toda. No começo teve ajuda de pessoas muito especiais, como Dona Catarina, hoje já falecida, que fazia arranjos de casamento e foi quem o “amadrinhou”. Também estiveram com ele nesse começo pessoas como Seu Nelson do Crepes Buffet, a Zenaide, confeiteira de bolos e sua irmã que cuidou por algum tempo do financeiro.

“Comecei a trabalhar em 1991. Uma amiga pediu para eu organizar o casamento dela, porque eu tinha bom gosto. Até então não se sabia o que era direito ou se ouvia a palavra cerimonial em Brasília. Acabei organizando esse casamento, foram 700 pessoas. Foi enorme, foi uma loucura, no sentido de organizar um casamento…
Depois disso a mãe dela veio conversar comigo e disse, “Olha, eu acho que você descobriu a sua profissão. Saiu tudo perfeito, tudo maravilhoso…”
E, aí eu fui fazer um curso, que coincidentemente estava aberto, era no hotel Nacional ainda. Eu fiz o curso de cerimonialista…” Contou Marcelo P. 

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Ele começou como muitos iniciam, através de amigos que queriam casar. Já de forma muito profissional, com contrato e tudo mais, Marcelo Pimenta ia fazendo seus casamentos e hoje, 22 anos depois, tem um nome de peso no mercado. Reconhecido pelo seu excelente trabalho, atualmente é cotado para organizar os casamento mais badalados de Brasília.

“Casamento eu sempre falo que todos são iguais nas devidas proporções. Um casamento para 100 pessoas pode ser tão imponente quanto um casamento para mil pessoas. Eu posso fazer um casamento, como fiz em janeiro, que eram 400 lugares, à inglesa (No serviço à inglesa, o convidado não precisa pegar os talheres da bandeja para se servir, como no serviço à francesa, pois o garçom o fará), por que a mãe viu esse serviço no Copacabana Palace e ela queria. Como fiz um casamento também para mil e quinhentas pessoas que foi até 7:30 da manhã, balada, DJ, champanhe e etc.” Lembra Marcelo de suas experiências.

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O sonho de casar é dos noivos, mas cabe ao cerimonial a difícil tarefa de podar alguns exageros ou direcionar os pensamentos do casal para o que realmente importa no casamento. Quando se trata de planejar a festa mais importante de nossas vidas, queremos colocar tudo naquelas cinco horas. Por isso é fundamental ter um excelente profissional ao nosso lado, acompanhando passo a passo e com a liberdade necessária para saber até onde seu orçamento comporta os seus sonhos e adequando os profissionais às possibilidades do casal.

“Então isso tudo tem o perfil do cliente, do cliente que toma a frente e a gente vai se adequando ao que eles querem. Nada é tomado a frente sem uma decisão do cliente. Então é preciso você coordenar tudo, com o sonho e a realidade da noiva. A questão custo e o sonho. Às vezes a gente tem que dar uma cortada nos sonhos. E o cerimonial hoje tem essa função. Além de estar a frente e ser entre aspas o “dono da festa no dia”, ele toma a frente de tudo, as cópias do contrato, o momento igreja, o momento festa, que horas se serve, que horas se dança… monta um cronograma. Então isso tudo a gente vai vivendo e fazendo em função do cliente.” Explica Marcelo

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Com 22 anos de profissão, Marcelo Pimenta já viveu e organizou muitas festas. Hoje pode dizer com orgulho que na cartela de clientes, já tiveram noivos do alto escalão da sociedade, noivos que se tornaram amigos íntimos, clientes que teve a honra de fazer os 15 anos, o casamento, batizado do primeiro filho e se não aposentar um dia, quem sabe não acabe por fazer ainda o casamento de mais uma geração?! Rs. Características sem dúvidas de um profissional que se dedica ao que faz e ama muito o seu trabalho.

“É uma coisa super prazerosa, um momento de expectativa, principalmente da noiva, aquele sonho de vestido de noiva. Por mais que seja um casamento pequeno, ou na praia, tem aquele sonho de noiva, bolo, bombons, docinho, a bebida, festa, o traje dos noivos…e os noivos estão tomando muito a frente agora também, estão participando, indo atrás de banda, vendo a parte técnica, e é legal porque eles acabam sabendo o que se gastou, investiu e é bem legal, muito bom mesmo.” Fala entusiasmado, Marcelo.

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Agora preparem o caderninho que o querido Marcelo deu algumas dicas valiosas que transpassarei na íntegra a vocês:

➡  Fundamental, a primeira coisa que tem que se contratar hoje é um cerimonialista. Se você pensar em casar, que seja em um restaurante, em um salão de festas, na sua casa, tem que ter um cerimonialista. É ter uma pessoa que você vai contar. A gente acaba às vezes até virando um psicólogo, mas é a coisa do profissional que vai ser indicado, de quem vai tomar a frente, o cerimonial vai tomar decisões com você e de repente, por você no dia e no que anteceder a festa. Então o principal contrato hoje, é o cerimonial.

Fotografia!! Voltou-se a dar uma ênfase a fotografia, porque é o que vai ficar. Eu tenho noivas que com um ano e meio já estavam com fotógrafo pago, porque queria aquele fotógrafo. Pense Nisso!

Planeje com tempo e calma seu casamento! Olhar as coisas com calma, com tempo. Pegar ás vezes de 3 a 4 fornecedores…o ano passado ocorreram umas demandas, umas quebras loucas, mas a gente tem a internet, tem grupos para pesquisa, e tem profissionais idôneos em Brasília que são sensacionais. Tanto na área de vestido, quanto de fotografia, quanto na área de decoração, etc. Alguns são preferências, outros você trabalha menos. Mas sempre procurando acalmar a noiva. Porque a noiva acaba acumulando tudo, tendo que pensar em tudo. Ainda tem lua de mel, tem imóvel, e o que o noivo quer fazer…então assim, consegue- se organizar isso com um ano e meio com tranquilidade.

➡ Eleger uma pessoa para ver as coisas com você, mãe, irmã… Madrinhas são maravilhosas, perfeitas, as amigas são super legais, mas não é o casamento da sua amiga, nem da sua madrinha. Ela vai ter uma opinião de repente, diferente da sua. Lógico que o cerimonial também pode ter uma opinião diferente da noiva, mas é um profissional. Ele ta ali sonhando também, mas é profissional, ele sabe a hora de recuar.

➡ Chega uma hora que começam a aparecer uns mimos que não precisam, e vale a pena ver se não é melhor investir em outros pontos do casamento, como bebida, comida, banda, ou a própria lua de mel…

➡ Madrinhas e Padrinhos, a quantidade necessária. Muitas noivas me perguntam e eu sempre digo, quantos você quiser. A questão toda é, quanto mais padrinhos você tiver, mais tempo você vai demorar para fotografar com eles. A questão do horário que eles vão chegar na igreja ou no local que vai acontecer a cerimonia. Então isso tudo é conversado. Existe um meio termo?  Então se de repente existe, use 5 casais de cada lado, 15 casais de cada lado. Já fiz um casamento assim. Foram 60 pessoas para serem fotografadas. Então vale pensar que padrinho é aquela pessoa que se você precisar ele vai tá lá. Aquele que você liga duas da tarde ou duas da manhã e ele vai te socorrer. Mas se a noiva quer? Vamos coordenar. Nós temos 5h de festa, vamos fazer acontecer.

Confirmação, RSVP (Répondez S’il Vous Plaît): São Paulo, Rio de Janeiro e na Europa, a gente vê isso, nos EUA, a gente vê muito isso. Se você não enviar o seu RSVP (Responda por favor), ou confirmar sua presença, eles não vão considerar você como uma pessoa convidada da festa. A confirmação é importante porque envolve um custo. Cada convidado gera um custo alto para os noivos. E não é nem isso, você faz uma festa para 300 e aparecem 600. Você não tem cadeira, mesa, garçons para servir, comida para todo mundo…
Então, coloque no cartão o RSVP, ou confirme presença, como achar que cabe melhor a sua festa. Contrate o serviço para ligar confirmando. É fundamental, porque o seu casamento pode virar um terremoto.

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Para ter certeza absoluta de tudo irá fluir perfeitamente bem, Marcelo Pimenta senta, na semana do casamento com a noiva e repassa todos os detalhes. Mesmo sabendo que já está tudo anotado e definido, o faz apenas por precaução e para deixar os noivos ainda mais tranquilos que tudo  irá ocorrer perfeitamente como planejado. E mesmo sendo um profissional extremamente organizado, ele conta de forma apaixonada, de sua experiência em um dos maiores casamentos que teve em Brasília este ano. Conta também sobre a importância da mãe da noiva na organização de todos os detalhes do casamento e da festa, como pode aprender um pouco mais com essa experiência, nessa festa que contou com a presença da maior autoridade do nosso país, a Presidente Dilma Rousseff.

“Foi um casamento que literalmente eu organizei com a mãe. A Monica é uma mulher muito meticulosa. E ela já vem de receber pessoas em casa, até por conta da posição do marido, da questão política, e dela também, de gostar. E ela vem de uma família de políticos, ela viveu isso. E foi um casamento grande, enorme. Eu tinha comigo trabalhando, do meu pessoal tinham 12 pessoas, e na semana do casamento, literalmente eu mudei para casa da Marcela.  Foi montado um escritório lá para o cerimonial e um quarto lá para eu dormir a semana inteira para eu checar tudo, olhar tudo e ver tudo. Nós montamos tudo na noite, assim, já estava sendo montado, toldo, forração… a Monica quis montar os mimos do banheiro e eu fui com ela. Na festa teve congestionamento no banheiro por conta de selfie, porque o banheiro estava belíssimo. Então assim, foi tudo muito bem planejado, tudo muito bem organizado por ela. A questão financeira, de convidados, onde colocar, com quem colocar e a gente independente de gostar ou não de estar feliz ou não, tinha ali todos os poderes, presidente da câmara, do senado e do nosso País e os convidados, e família e ela passou por um momento muito pesaroso, pois o avô faleceu na quarta feira e decidiram por fazer a festa, por que ele era muito festeiro e se estivesse vivo ia querer estar ali. E foi uma festa que terminou as 8h da manhã com a família dançando, se divertindo e feliz.
Foi uma experiência que eu trago pra mim. Foi um divisor de águas. Eu já sou meio chato, eu anoto tudo, escrevo na pasta, etc. E com a Monica eu pude me organizar muito mais…” Conta Marcelo Pimenta.

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Sobre o “TOP NINE”, um grupo de cerimoniais e amigos que se uniram para melhorar ainda mais o mercado, Marcelo diz:

“A princípio foi um convite do Cesar ( Cesar Serra ) para irmos à casa dele, a casa Luxo de Festa, e hoje a gente troca ideias, experiências…e é muito boa essa troca de figurinhas.”

O TOP Nine não foi criado para excluir nenhum outro profissional, foi feito um grupo para trocar experiências e que se deu muito bem. São 9 (nove) pessoas que se reuniram, descobriram afinidades e se tornaram grandes amigos, que tem uma profissão em comum e a desempenham com excelência e destaque. E acaba sendo um bom exemplo do mercado de Brasília de Cerimonial, por que ali tem todo tipo de personalidade e bolso. Um ótimo grupo para se buscar o cerimonial que irá junto com você, cuidar de todos os detalhes do dia mais importante da sua vida, o seu casamento!!

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Túlio, Junior, Cristian, Cinthya, Cesar, Daniel, Thiago, Marcelo e Mayra

É isso casais!! Eu amei a conversa com Marcelo. Super querido e aberto a tirar todas as dúvidas. Se tiver algum fornecedor que queiram saber mais, algum serviço que tenham dúvidas ou que queiram conhecer melhor, enviem um e-mail para que eu possa entrar em contato com ele (a). E no dia da entrevista vocês podem acompanhar pelo Snapchat do Blog (felizesadois) e tirar algumas dúvidas na hora mesmo. Já pensou?!

Beijos e até a próxima!!

 

Raquel Nascimento

Raquel Nascimento

Raquel nasceu em Recife - PE, mas mora em Brasília desde os 15 anos. Se casou aos 30, em março de 2014, e foi nos preparativos para seu casamento que se apaixonou por esse mundo e decidiu nunca mais sair dele. Assim, nasceu o Felizes a Dois.

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