Substituir o açúcar pelo adoçante é uma boa estratégia para perder peso?

Bom Dia!
O adoçante é um produto composto de edulcorantes que são substâncias com alta capacidade de adoçar e dividem-se em dois tipos:
*Artificiais: sacarina, ciclamato, aspartame, acessulfame k, sucralose, perilartina e xilitol.
*Naturais: steviosídeo e frutose.
A indicação de adoçantes é realizada para pacientes com patologias que restringem ou proíbem o consumo de açúcar como hipertrigliceridemia  (aumento de triglicerídeos) e diabetes.
TAA1

Apesar disso, atualmente verificamos um elevado consumo de adoçantes e produtos diets pela população que não apresenta as patologias citadas acima. A maioria, pensando em emagrecimento e manutenção de peso. Mas será realmente efetiva a substituição do alimento convencional pelo diet neste caso?
Prestem atenção noivinhas pois, estudos recentes têm relacionado o uso de adoçantes com o aumento de peso e a explicação é a seguinte: Quando ingerimos os adoçantes nosso organismo se prepara para receber calorias do açúcar, e diante da ausência do nutriente nosso corpo passa a “solicitar” calorias através da ingestão de alimentos altamente calóricos. É aquela famosa sensação de “preciso comer um  doce urgente!”
Além disso, os adoçantes artificiais, como o próprio nome diz, foram criados em laboratórios. Dessa forma, nosso organismo não foi projetado para “decifrá-los” ou metabolizá-los, fazendo com que essas substâncias se acumulem em nossas células e promovam constantes inflamações. Vale lembrar que os adoçantes a base de ciclamato foram proibidos nos EUA, devido às diversas constatações dos prejuízos e riscos à saúde.
TAA2
Aproveite o sabor natural dos alimentos e tente “desviciar” seu paladar do sabor “muito doce”. O açúcar de coco, que é natural, de baixo índice glicêmico e rico em vitaminas e minerais, e o mel são excelentes opções para adoçar as suas preparações.
Pense magro de verdade!
Rogério Barros

Rogério Barros

Rogerio é formado em Nutrição e Educação Física. Excelente profissional, acredita que dieta não faz milagre, mas sim a mudança no estilo de vida da pessoa. Determinado e inteligente, o Nutricionista e educador físico, atendendo em um consultório no Lago Sul, um público grande de noivas. E agora, irá todas as segundas feiras, passar um pouco de suas dicas e conhecimentos aqui para as leitoras do felizes a dois que sonham em casar lindas em seu vestido de noiva e manter uma vida mais saudável após o casamento. Graduado em Educação Física (UCB), Graduado em Nutrição (UCB), Pós graduado em Treinamento Desportivo (UGF), Professor Efetivo da SEDF Nutricionista do Instituto Perface. Rogério Barros CREF 4958G / CRN1- 9683

Mais posts

Deixe uma resposta