Como melhorar a intimidade na relação a dois

Bom dia!!

Definir o conceito de algumas coisas não é tão fácil quanto parece ser, ainda que se tenha uma definição no dicionário não necessariamente significa para todos a mesma coisa. O dicionário é como se fosse o senso comum. Porém quando definimos algumas palavras levamos em consideração nossa história de vida e nossas experiências, como por exemplo a palavra intimidade. Para uns está intimamente ligada ao sexo e sentimento de afeto, para outros tem mais a ver com momentos dividos, com compartilhar. Na minha opinião é uma mistura das duas coisas e mais um monte de outras coisas, algo que se conquista ao longo do tempo.

intimidade_web_25mar

O desleixo com a relação, a falta de diálogo, a indiferença, o individualismo, medo de assumir compromisso e até mesmo excesso de trabalho podem sugerir falta de intimidade entre o casal, o que pode trazer para a convivência a dois desconforto e sofrimento, com tanto desgaste a probabilidade de insucesso é imensa.

Portrait of unhappy young heterosexual couple in bedroom

Acredito que a intimidade aconteça naturalmente, com o tempo de convivência, aprendendo mais a respeito do outro e até mesmo sobre você. E pensando nas relações modernas e em casais que não sabem o que fazer para aumentar a intimidade, fiz uma listinha de comportamentos que podem ajudar nesse momento. Vamos lá?

  • Troca de experiência

Já falei bastante disso aqui, mas não custa reforçar, para que a troca de experiências aconteça é importante que vocês tenham o diálogo aberto, que possam se expressar e não fiquem pisando em ovos com o outro. O diálogo é a maior fonte para conhecer o outro, falar sobre sentimentos, do que gostam e não gostam, dos desejos sexuais, tudo isso é muito valioso! Porém também é preciso ouvir, essa é uma forma de demonstrar interesse pelo outro.

casais01

  • Momentos a dois

Investir em saídas, viagens e diversão num geral a dois é primordial, faz com que vocês tenham boas recordações, que se aproximem um do outro e mostra o quanto vocês gostam e apreciam a companhia do par.

desabafodoamor

  • Seja você mesmo

Inicialmente tentamos impressionar, fazemos um agrado aqui, outro acolá, porém é importante que você não se esqueça dos seus valores e crenças, uma vez que você se comporta de forma somente a reforçar o outro fica mais difícil de mostrar quem você é sem ser punido. Seja transparente, mostre quem você é por trás do terno ou da maquiagem, suas idéias, opiniões… “O importante é ser você, mesmo que seja estranho, seja você…” Já dizia Pitty.

mascaras

  • Ter mente aberta para novas experiências sexuais

Sim, meus caros leitores! Papai e mamãe é uma delícia, mas existe o kama sutra inteiro para experimentar! Entre quatro paredes vale tudo que vocês acharem que é interessante, se toparem algo mais caliente conversem a respeito, deixem pudores e medos de lado e aproveitem! Claro, tudo com o consenso de ambas as partes, não vale desrespeitar o parceiro. Quer forma mais gostosa de aumentar a intimidade?

Four friends all lying together in a double bed

  • Façam planos para o futuro

Além de mostrar interesse em levar a relação para outro patamar quando se inclui o outro nos planos, você fica sabendo também dos planos individuais do outro, qual a perspectiva dele para o futuro, o que deseja conquistar, e de lambuja ainda consegue entender melhor o que o outro espera do relacionamento para o futuro.

casamento-separação

Se alguém colocar algo da listinha em prática me conta nos comentários!

Beijos e até o próximo post!

Claudia Santos

Claudia Santos

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, com formação em Terapia Sexual pela Clínica Integrada de Psicologia e Sexologia - CIPS. Se apaixonou perdidamente pela Psicologia Clínica e atende adultos e casais na Equilibrium Clínica de Psicologia. CRP 01-15472.

Mais posts

Deixe uma resposta