Destino: Vale dos Vinhedos

Olá, casais!

Se existe um programa gostoso de se fazer a dois, é tomar um bom vinho e conversar sobre a vida. E para os amantes dessa delícia, já pensou em passar sua lua de mel conhecendo os melhores vinhos nacionais, com passeios super românticos pelos vinhedos?

Pensando nos amantes do vinho e nos casais que precisam de uma lua de mel mais curta, vamos conhecer um pouco sobre o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul.

mapa-vale-dos-vinhedos

Com mais de três dezenas de vinícolas, o que não falta é opção de passeios e vinhos para degustar. Na maioria delas é possível realizar visitas guiadas, degustações comentadas e, em datas específicas, aproveitar deliciosos jantares harmonizados.

Hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador.

receptivo1

Visitação às vinícolas: Não importa a época do ano escolhida para visitar o vale, o ano todo oferece opções de lazer para você. Todas as visitas são guiadas e dão a oportunidade aos turistas de conhecerem o processo de fabricação dos vinhos desde o cultivo da videira, colheita, vinificação, armazenamento, engarrafamento, envelhecimento até chegar à comercialização.

Ao final de cada passeio é possível degustar os vinhos produzidos na vinícola. É uma verdadeira viagem pelos sentidos.

vale-de-colchagua-chile

Trilhas Ecológicas: Não só de vinícolas se faz o passeio pelos vales. Com diversas trilhas para explorar, os casais que passam por lá podem até arriscar algumas aventuras. A exuberante paisagem do local é perfeita pra quem deseja descansar e fugir da rotina agitada.

1_o-1

Memorial do Vinho e Casa da Filó:  Localizado na área que dá acesso ao complexo do Hotel Villa Michelon, o Memorial do Vinho possui um acervo de peças utilizadas na colheita da uva e no processo de elaboração do vinho pertencentes ao período da colonização. Também é possível conhecer peças ligadas à agricultura, aos primeiros moinhos, artesanato, móveis e utensílios, além da religião, fortemente preservada pelos descendentes até os dias atuais.

Já a Casa do Filó se constitui num centro de convivência que abriga parte do acervo e conta, através de painéis, a caminhada da fé dos imigrantes italianos do local. Relatos familiares acompanhados de fotografias de época mostram o cotidiano e as atividades da comunidade.

494a35_9e6f8fe4866b47709534448d56229758

Artesanato: o visitante pode encontrar, além dos melhores vinhos e espumantes da região, um artesanato rico em cultura regional. No próprio varejo das cantinas, é possível encontrar souvenirs do Vale dos Vinhedos, geleias, biscoitos, queijo, copa, salame, além de objetos que retratam aspectos da cultura italiana.

Objetos e alimentos artesanais da região do Vale dos Vinhedos.
Objetos e alimentos artesanais da região do Vale dos Vinhedos.

Durante todo o passeio, você verá a cultura dos colonizadores Italianos na Serra Gaúcha.

Um passeio diferente, uma lua de mel que vai marcar o casal.

Beijos e bom passeio.

 

Raquel Nascimento

Raquel Nascimento

Raquel nasceu em Recife – PE, mas mora em Brasília desde os 15 anos. Se casou aos 30, em março de 2014, e foi nos preparativos para seu casamento que se apaixonou por esse mundo e decidiu nunca mais sair dele. Assim, nasceu o Felizes a Dois.

Mais posts

Deixe uma resposta