Começando a sonhar com o Casamento

Olá, casais!

Ficar noiva é um momento mágico. Mas após toda a felicidade da mudança de status, começar a organizar todos os detalhes para o casamento pode ser bem confuso a princípio. Mas CALMA! O post de hoje vem para te ajudar nessa missão.

Dividindo um pouco minha experiência com vocês, quando noivei eu não entendia NADA sobre o assunto. E devo dizer que têm alguns detalhes que até hoje não sei escolher, rs!

Fiquei noiva no meu aniversário de 2011, um pedido surpresa, lindo, com todos nossos amigos e familiares presentes. Mas o noivo muito espertinho tratou logo de escolher o ano do casamento, 2014!

No dia seguinte, ainda muito boba com o anel no dedo, que eu não conseguia parar de olhar, abri o calendário e fui escolher a data. Já que o ano escolhido pelo noivo estava longe, eu decidi que seria no início de 2014. Achei no calendário a semana do Carnaval, procurei o final de semana seguinte e pronto, marquei!

Dia 15/03/2014. Era tudo o que eu sabia, a data e com quem seria. Esperei um ano e comecei a planejar. Nesse meio tempo, montamos nosso apartamento, nos mudamos e começamos a juntar dinheiro para o casamento. Item este que considero super importante. Façam uma poupança antes de começar a pagar por tudo e comece a bolar um orçamento de gastos. Com uma prévia de quanto vocês conseguirão gastar e com dinheiro na mão, as negociações podem ficar mais fáceis.

Uma amiga me colocou em um grupo de noivas que acontecia por e-mail e ali eu aprendi muito, dividi muito e fiz amizades que são importantes até hoje para mim.

Quando estamos nessa etapa de preparativos, parece que o único assunto que temos e queremos conversar é CASAMENTO! E ninguém entende melhor uma noiva, suas crises, ansiedades, angústias… do que uma outra noiva!

Mas Raquel, por onde começo a organizar meu casamento?

Bom, costumo dizer às noivas que antes mesmo de pensar na data que querem casar, tem que pensar em como querem o casamento. Como sempre digo, Brasília tem duas épocas do ano, seca e chuva! O que facilita muito a vida das noivas nesse ponto. É importante definir se será um casamento ao ar livre ou fechado, pela manhã, no pôr do sol ou à noite.

Outro ponto também a se definir junto com a data do casamento, é a lua de mel. Eu casei em março mas viajei para a lua de mel somente em agosto. Fiz essa escolha pois março era época chuvosa no destino dos meus sonhos, então tive que esperar (fui para Bora Bora). O que para mim não foi problema, mas acredito que a maioria dos casais prefere viajar logo após o casamento! Um bom planejamento pode evitar esse tipo de situação.

Definido data, escolha um cerimonial! Não economize nesse item. O cerimonial é quem vai fazer, junto com você sua festa. Ele se encarrega de transformar seu sonho em realidade e no grande dia, é ele que vai te deixar calma e com a certeza de que tudo irá dar certo.

Bons cerimoniais te darão um cronograma, e junto com vocês irão escolher cada contrato e prestador de serviço do seu casamento. Irão aconselhar sobre as melhores opções, sempre ouvindo suas preferências.

Defina o orçamento para a sua festa. Isso evita frustrações. Faça a lista de convidados. Ela vai sofrer alterações no decorrer dos preparativos, mas é importante que você procure se manter atento a quantidade de convidados.

Comece a ver seu vestido com um ano de antecedência. Não é uma escolha fácil, afinal é o vestido do dia mais importante da sua vida. E caso você não encontre ele, dá tempo de mandar fazer. Conselho sobre o vestido: Ao encontrar o vestido ideal, não procure mais. Se comprar o vestido, evite ficar indo olhar ele no armário. Você pode começar a achar que tem dúvidas. Acredite na sua escolha e se mantenha firme a ela.

Escolha aqueles fornecedores que fazem apenas um contrato por dia. Procure priorizar os serviços de fotógrafo, vídeo, buffet, locação do espaço da recepção, decoração e cerimonial. Garantido esses profissionais você se sentira mais leve.

Quanto ao prazo de ida ao cartório, no fim do ano, fiz um post detalhando tudo o que é preciso para dar entrada no casamento civil. Clique aqui e reveja o post.

Converse muito com o noivo, troquem ideias, discutam sonhos e façam a festa ser perfeita. É importante saber que por melhor que seja o planejamento, algo pode dar errado no grande dia. A maioria das falhas só você conseguirá ver. Não se desespere, não se frustre. Confie nos profissionais que contratou, principalmente no seu cerimonial e vá aproveitar sua noite, que passa super rápido!

Se você estiver começando essa trajetória e ainda se achar perdida, podemos trocar e-mails e conversar um pouco. Prefiro essa troca mais pessoal do que fazer uma planilha para vocês.

contato@felizesadois.com.br

Vamos viver juntas esse momento tão lindo!

Beijos e boa semana!

Raquel Nascimento

Raquel Nascimento

Raquel nasceu em Recife - PE, mas mora em Brasília desde os 15 anos. Se casou aos 30, em março de 2014, e foi nos preparativos para seu casamento que se apaixonou por esse mundo e decidiu nunca mais sair dele. Assim, nasceu o Felizes a Dois.

Mais posts

Deixe uma resposta